Pesquisa no Magia do Crochet

sábado, 28 de março de 2009

Toalha em rosetas de crochet

Dedicada ao crochet desde muito cedo e, depois de muitos trabalhos pequenos fiz a minha primeira toalha aos 12 anos...
É formada por dois tamanhos de rosetas e o modelo também na altura já não era recente.
Ainda não o vi aqui pela net, mas é provável que seja conhecido.

Foi o trabalho das longas noites de Inverno na minha terra natal, uma pequena freguesia à beira mar na costa norte da ilha de S.Miguel - Açores. O curioso é que, como nessa altura a luz eléctrica ainda não "andava" por lá... (difícil imaginar, não é?), as longas noites eram passadas à luz do candeeiro de petróleo...

A toalha é composta por 120 rosetas grandes e 99 pequenas . À medida que se vão fazendo vão-se unindo umas às outras.

O modelo em que me baseei foi este abaixo feito pela minha mãe.

Embora sendo a mesma roseta, o modo de unir é ligeiramente diferente. Na 1ª são presos todos os arcos e na 2º fica um livre, mas fazendo mais uma volta na roseta pequena. Modelo acessível e com um efeito muito bonito.

Em ambos os modelos foi utilizada a linha Âncora nº 12 em branco e na cor 230 e agulha de crochet 1.5.
Desejando um óptimo fim de semana
Um abraço
Nélia

22 comentários:

TT disse...

Hi there!

Simone Bitar disse...

Ola querida amiga!!!!!!!

Que lindas toalhas... fiquei apaixonada...tao delicada e ao mesmo tempo tao marcante. Parabens pelo belissimo trabalho.
Obrigada pelo carinho da visita.
bjos carinhosos
simoninha
recanto das borboletas

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Então ainda menina já fazia essas maravilhas!!!!essa toalha é um sonho!!!
Bj
Nilda

Sônia Maria disse...

Olá, Nélia!
Que coisa mais linda e preciosa, amiga!
Feita à luz de candeeiro!!!! Quem diria!
Simplesmente maravilhosas, tanto a sua quanto a de sua mãe.
Um lindo final de semana para você.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

fiosdepalha disse...

Que trabalhão! É linda essa toalha. Também fiz bastante renda quando era nova.
Adoro as caneleiras!
Bj

silvana disse...

favoloso!!!!buon fine settimana anche a te!silvana

Conceição Silveira disse...

Nélia
Obrigado pela tua visita.
Esta toalha é linda , linda ...tenho uma muito parecida feita há muitos anos.

Boa semana.

Miriam disse...

Que precioso! Felicitaciones. Besotes

Diva disse...

Olá Nélia""
estas toalhas estam maravilhosas
e tipicas já que foram feitas
á luz do candieiro eu tambem
fiz muitas á luz do candieiro.!!
mas gosto muito delas:continua
fazendo mais modelos:"parabéns"
beijinhos:e um bom Domingo..

Diva Muenster

beyaz mendil disse...

Selam,danteli çok severim ve bu model çok hoşuma gitti.Sevgilerimle

Anônimo disse...

linda a toalha....
parabéns por tanta dedicação!

Pricila Sá disse...

Como é linda essa toalha, crochê realmente tem magia e eu me encanto com essas maravilhas Parabéns!!!

Helena Maria disse...

Ola Nélia, sou uma grande admiradora dos teus trabalhos, visito frequentemente o teu blog, criei também um blog que gostava que visitasses e desses a tua opinião sobre os meus trabalhos.
Deixo aqui o endereço: www.baudalenita.blogspot.com
Beijinhos

responder a comentário

Arte, Ideias e Cores disse...

Nélia,

Estou apaixonada por esta toalha!! Lindissima!! Parabéns!

Pena que não estou com tempo e me falta paciência, rs

Por isso prefiro adimirar o seu talento.

Sucesso e randes realizações.

Nena disse...

Esta toalha é um trabalho que se ve mil vezes e não cansa a vista, é linda.
Bjs. Nena

Anônimo disse...

ola Nelia,que maravilla ante mis ojos!!!
que fina y delicada,enhorabuena por este trabajo,aunque todos sus trabajos son una maravilla
besos ana
buenisima semana para vc

Olívia Freire disse...

Olá Nélia!
Lindissima esta toalha e concerteza de valor incalculável. Por tantas horas de trabalho, á luz do candeeiro....e por uma menina de 12 anos!!!!! Já se via que ía ter as artes ligadas ao seu futuro...
Eu tb fiz uma do género, em linha 20, só que era aos quadradinhos.
Ainda a tenho, apesar de já ma terem querido comprar.
Bjs

Anita P. disse...

Nélia, que toalha linda!

E este é o post mais romântico que eu já li. Esta é a verdadeira magia do crochet que une as crocheteiras nesta força feminina, através de sucessivas gerações, através das estações e dos nossos mais belos sonhos de beleza e amor. Você me levou a um lindo lugar agora, lá nos meus sonhos.. Obrigada. =]

Aparece lá no Groovy Crochet, tenho novidades e fotos do meu novo corte de cabelo. =]
Bjokas querida!

krika disse...

Maravilhosa esta toalha!!!
Vou começar agora para poder usar no Nata..rsrsrsrsrs
Parabens querida pelo seu talento!!!
Bjinhos
Cristina

Tania Romualdo disse...

Nélia,
Bem bonitas essas toalhas. Parabéns! Gostei especialmente da segunda (com mais espaço entre as rosetas)
Bjs

Anônimo disse...

Ola Nelia,
Ficou linda demais esta toalha.
Nossa, que trabalho!!
parabens.
Um grande abraco,
fabi.

a dona de casa disse...

esta toalha é mesmo muito bonita, não se importa que a mostre à minha mãe para ela me fazer uma? estou a começar um novo projecto onde vou aplicar rosetas. continuação de bom trabalho.