Pesquisa no Magia do Crochet

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Bordar sobre tricot - como fazer

Há dias mostrei uma camisola para bébé, em tricot, bordada. Muitas amigas perguntaram como se fazia. Aqui vai mais um exemplo e uma pequena explicação como se faz o ponto.

Esta camisola é para cerca de 2 anos. Como o fio era fino ( o mesmo da outra camisola), usei duplo e trabalhei com agulhas 4 e meio. (está velhinha pois foi do meu 2º filho e de todos os outros que vieram a seguir...adoravam esta camisola!).

O engraçado desta, é que o ursinho também é bordado nas costas e de costas!
O modelo foi de uma revista Burda Bébé de há muitos anos.

A parte do tricot a bordar deve ser em meia e o mais regular possível. Utilizar do mesmo fio para o bordado. Se a base for em fio duplo, bordar também com o fio duplo, isto é ,deve cobrir o ponto da base.
Por vezes, para pequenas superfícies e dar mais realce, pode utilizar linha de bordar a ponto de cruz ( de 6 fios). Assim, conforme o fio da base poderá escolher o nº de fios mais conveniente.

Se o tricot for em fio fino poderá escolher um modelo mais elaborado e com mais pormenor, senão, para fio mais grosso deverá escolher um modelo mais simples.
Ao bordar ter cuidado com a tensão do fio para acompanhar a elasticidade da peça.
Os esquemas para ponto de cruz podem ser utilizados neste tipo de bordado.
Espero que as fotos esclareçam as dúvidas, mas estou por aqui se precisarem .
Experimentem e verão que é muito interessante.
Um abraço

28 comentários:

Maria Cecília disse...

Olá, Amiga.

Que trabalho lindo!
Quanto capricho. Parabéns!
Beijos

Tica

Unknown disse...

sempre achei que bordar no trico era difícil demais... muito obrigada pelas dicas, acho que vou tentar...

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Que Linda Blusa e o Bordado um Mimo...e o Conjuntinho para bebe em crochet de relevo que encanto..adorei
PARABENS e Obrigada pelo Pap de como bordar
BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea

Anônimo disse...

Nélia!

Boa recordação essa blusinha. Afinal bordar no tricot não parece complicado! Vamos lá tentar...
abraço
Katlin

Nur disse...

Ok my frend, no problem language. The important is you visit my blog and your nice things. The sweet very nice. See you later. Have a nice Sunday. Lovely..

Celia disse...

Que gracinha! Eu pensei que fosse mais difícil bordar em tricô, agora estou me animando.Hoje vi um casaco de adulto com bordadinhos de flores e fiquei admirando.Depois dessa explicação ficou mais fácil,muito obridada.
Se você ainda tiver o esquema desse bordado, pode mandar pra mim? Achei lindo.Abraços.

Anônimo disse...

O conjunto de bebê anterior está lindo,Parabéns.

Celestina Marie disse...

Hi Nelia, what an adorable sweet sweater. I love that it has a front and back scene. Just too cute!! Bravo!!
Hope you have a great week ahead.
Blessings, Celestina
la rea rose

Edilene Ruth disse...

Olá Nélia, está tudo lindo por aki, estou passando para desejar um ótimo domingo!!!
Edilene.

Zani disse...

Muito lindo, menina!
Eu também faço tricô, me enredo um pouco nas linhas, mas sai bonitinho.
Também te desejo um ótimo final de semana, Beijos, Elisiane.

Giovanna disse...

Lindo o blusão Nélia!!!
Muito bom o pap,quando comecei a tricotar a uns anos atrás procurei para saber como bordava..não achei nadinha acabei aprendendo na marra!!!
Se usava muito antigamente e está voltando,fica uma graça!!!
bjos!!!!

tiane disse...

Estou encantada com tanta delicadeza dos seus trabalhos, Parabéns pelo capricho! Me refrigera a alma cada vez que vejo seus trabalhos tão primorosos... Já te adicionei aos meus favoritos para poder sempre voltar aqui.
Beijos. Luciane.

pauzinhosdecanela disse...

Olá!!!
Vim agradecer a visita e o comentario que deixaste no meu blog :)
è claro que promovo a proximidade e a amizade também!
Aproveitei e andei a espreitar os teus trabalhos! tens coisas lindissimas:)
Prometo passar com mais tempo no teu cantinho!
Continuação de bom fim de semana :)
Bjitos *********

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Com mais essa explicação facilitou ainda mais...obrigada!!!
Tenha uma ótima semana!!!
Bj
Nilda

Anônimo disse...

Quero os ursinhos sim! O pap ca carteira está postado no dia 6/6.Abrs

Anônimo disse...

Perdão amiga. O pap está postado no dia 13/6.Abrs

Eni disse...

NELIA PARABENS QUE FAMILIA LINDA A SUA HOJE EM DIA Ñ TEMOS MAIS MÃES COM TANTOS FILHOS E AINDA ARTISTAS, ME EMOCIONEI, E VC AINDA ARRUMA TEMPO PARA SEUS TRABALHOS MANUAIS MARAVILHOSOS E SUPER BEM FEITOS, TENHO UMA CURIOSIDADE COMO VC CONSEGUE? E TAMBEM VC USA O PORTUGUES DO BRASIL DE ONDE EU SOU MUITO BEM JÁ MOROU AQUI? AGUARDO COMUNICAÇÃO BJS DE SUA AMIGA.

Nélia Botelho disse...

Para a Eni!

Amiga, deixe o seu contacto para lhe poder responder...e matar a curiosidade!!!!
bjs
Nélia

Anônimo disse...

Olá Nélia!

Adoro passear aqui! Dá vontade de não sair mais! rs...

Abração,

Norminha

tricodatete disse...

amiga tens um miminho no meu blog vai buscar.
beijos teresa

Elisa disse...

Lindo o trabalho, faz-me lembrar as camisolas que fazia para os meus filhotes, quando eram pequenos
Parabéns.
Elisa.

Maria Bettencourt Lemos disse...

Um trabalho espantoso, parabens Nélia!

Eni disse...

Oi amiga adorei que tenha lido o meu elogio,para me contatar o meu end:enikagagliardi@ig.com.br, estou no aguardo, é tanta curiosidade, bjs desta ja sua amiga Eni.

Sônia Maria disse...

Olá, Nélia!
Tem razão dos meninos adorarem.
Ela é linda!!!
Adorei a dica de como se bordar sobre o tricot.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Anônimo disse...

oLÁ NÉLIA,
Gostei muito das camisolinhas bordas á mão. As suas mãos são de oiro que Deus a abençoe .
Ficaria muito contente se a Nélia me enviasse os desenhos de ponto cruz dos bonequinhos e dos ursinhos .Muito obg.
Bjss,
marianelamarques@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá. Passei para fazer uma visita e ver mais detalhadamente como fazer o bordado no tricô. Suas dicas estão sendo muito proveitosas para meus trabalhos. Obrigado. Bjs

Anônimo disse...

VOLTEI NÃO RESISTI
MAIS UM COMENTÁRIO
OS SEUS CASAQUINHOS DE BÉBÉ ESTÃO MESMO BONITOS
SÓ FALTA MESMO UNS GORRINHOS DE BÉBÉ
UM GRANDE ABRAÇO

Anônimo disse...

Oi nelia a dorei a dica de bordado sobre o trico,eu estava procurando alguma coisa, pois meu filho queria um robo, pela tua dica vou fazer um robo pra ele. vamos ver como vai ficar. se tiver mais idéias vou adora.
parabéns.